VITÓRIA DA MOBILIZAÇÃO POPULAR


Não pode passar desapercebida a vitória obtida pelo Conselho Tutelar da Zona Norte, na luta contra a falta de vagas nas creches da Prefeitura.

Conforme noticiou o Bom Dia de anteontem, a Promotoria da Infância e Juventude acatou as representações encaminhadas pelo Conselho Tutelar (ver post de 9/3) e solicitou a admissão imediata de 4 crianças, "casos considerados de emergência" pelo "promotor Cláudio Santos de Moraes, que fez a solicitação administrativa à Prefeitura de Rio Preto".

"Desde o começo do mês, o Conselho Tutelar está fazendo levantamento da situação de crianças fora da creche. Estão sendo montados processos individuais, para cada criança que foi inscrita e ainda não conseguiu vaga na educação infantil", lembra a matéria.

Considerando a vastidão do problema (são mais de 800 crianças fora das creches), ainda que mínima, a conquista das 4 vagas deve ser devidamente valorizada.

É uma vitória da mobilização popular na reinvindicação de direitos.

É a vitória de uma ação social renovada, capaz de distingüir assistência de assistencialismo.

E talvez por isso a Prefeitura tenha convertido o Conselho em alvo recente de suas costumeiras represálias.

Pela vitória e bravura, saudações ao Conselho Tutelar da Zona Norte!

Em tempo: Hoje, às 19h, será realizada audiência pública para discutir o problema, no plenário da Câmara Municipal. "A situação será apresentada pelo Conselho Tutelar a entidades como a OAB, CMS, CMDCA, Vara da Infância e Juventude e Secretaria da Educação", diz o Bom Dia. Vale a pena conferir.