IBORUNA?


Iboruna - rio preto, em tupi-guarani.

Em 1944, durante as comemorações do cinquentenário da emancipação política de Rio Preto, cogitou-se assumir Iboruna como o nome da cidade. Tardia e justa homenagem aos bugres coroados, seus habitantes nativos.

Porém, a proposta não prosperou. A população rejeitou a idéia e, dois anos mais tarde, o nome do santo padroeiro passou a preceder o da cidade: São José do Rio Preto.

Aliás, como frisava Ugolino Ugolini, em 1895 - engenheiro responsável pelo "tabuleiro de xadrez" no traçado das ruas centrais da cidade -, Rio Preto é um "nome mal apropriado, porque as suas águas são limpidas e o leito não é preto, alem de que o volume da água é mais de um ribeirão que de um rio, desaguando no Turvo e não no Rio Grande" (In. Cavenaghi, 2003).

Antes tida como "sertão desconhecido", "terrenos ocupados por indígenas ferozes", "boca do sertão", "fim de linha", a Rio Preto do século 21 impõe desafios e urgências que exigem respostas. Algumas podem ser encontradas quando conjugamos passado e presente ao gesto de reflexão sobre os destinos da cidade.

Daí o IBORUNA21...