JOGADA ENSAIADA?


Não é de hoje que Edinho Araújo (PPS) distribui elogios e afagos aos tucanos. Basta lembrar do voto do prefeito na eleição para Governador, ano passado, ou mesmo relembrar sua atuação na Câmara dos Deputados, até 2000, como fiel aliado do governo FHC.

Porém, nos últimos dias, vários gestos escancararam de vez a parceria entre Edinho e tucanos.

Primeiro a nomeação de Amaury Hernandes,
filiado ao PSDB, para a secretaria de Trânsito.

Dias depois, o governador José Serra (PSDB) e seu cabo eleitoral se encontraram em Rio Preto. Aqui, decidiram a transferência do IPA, privatizaram a rodovia Euclides da Cunha e as vicinais da região.

Na semana passada, Edinho recebeu em seu gabinete o ex-arqui-inimigo e atual presidiente da Assembléia Legislativa de São Paulo. Convém reproduzir as palavras de Vaz de Lima, na saída do encontro: "
É um fato concreto que não estivemos juntos no passado, mas cada eleição é uma história", disse o tucano ao Bom Dia.

Aliás, de acordo com o jornal, "
Vaz afirmou também que as disputas de 2000 e 2004 não devem ser mais levadas em conta na relação dos dois e encerrou o discurso com um aceno. 'O futuro a Deus pertence'", afirma a matéria.

Nesta semana, Edinho surgiu como essa: "
Nós vamos ganhar as eleições ano que vem". Como? Simples, com o apoio do PSDB e PFL. Segundo o Bom Dia, o "prefeito promete se empenhar para fazer o sucessor. 'Vou fazer mais do que fiz pelas minhas campanhas', disse Edinho" à reportagem.

Vale lembrar que, atualmente, o alcaíde já sustenta quase uma dezena de partidos sob sua tutela, com destaque para PMDB, PPS, PP e PCdoB. Com a chegada da dupla dinâmica PSDB-PFL (novo, DEM), a dúvida é saber se haverá espaço para todos. Mais isso é problema deles.

Pois bem. Diante dos fatos, fica a dúvida: Será que a tal "guerra" entre a secretaria municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária Estadual é prá valer?

Ontem, a Vigilância Sanitária Estadual tentou recolher o medicamento homeopático contra a dengue, distribuido nas UBS há duas semanas, mas os agentes foram impedidos pelo secretário de Saúde de Rio Preto, Arnaldo Almendros.

A Vigilância justifica a ação apontando uma série de "
irregularidades na produção, em escala industrial, na distribuição indiscriminada, na falta de registro e na ausência de comprovação de eficácia".

Para a diretora da Vigilância Sanitária Estadual na cidade, Maria Lúcia Soler, a Prefeitura erra também na metodologia: "
Produto manipulado deve ser individual, mediante prescrição médica. É usada a mesma fórmula para todos. Não atende as exigências da manipulação", disse Soler ao Bom Dia.

Almendros fez disso um cavalo de batalha e qualificou a ação da Vigilância como "truculenta". Contrariando a legislação, que faculta ao Estado agir em defesa da sáude pública de qualquer município, o secretário de Edinho diz ver abuso do órgão estadual na interpretação da lei.

"A lei diz que pode fazer ação complementar e, só se houver risco iminente à saúde pública, pode intervir diretamente", alega Almendros.

E assim, da noite para o dia, a Prefeitura se torna mais uma vítima da opressão...

E assim, a questão principal, isto é, o avanço da dengue na cidade, fica em segundo plano.

Considerando a aproximação recente entre Edinho e tucanos, isso bem parece o que os boleiros chamam de "jogada ensaiada"...

Não parece?

Em tempo - Carta do leitor, publicada pelo Diário:

"Esse é o jeito PSDB de governar: PEDÁGIOS! Quando o senhor governador afirmou enfaticamente que passará a Euclides da Cunha para a iniciativa privada, o fez desnecessariamente. Quem conhece o jeito PSDB de governar (alienar, privatizar e entregar o patrimônio público) nunca duvidaria desse empenho" (Declever Naliati Duó, 22/3/2007 - Diarioweb)