APÓS UM MÊS, EDINHO RECOLOCA PLACA NO CRISTO
Demorou um mês para que a Prefeitura recolocasse a placa original no Cristo Redentor (Vila Maceno).
Em janeiro, o Diário denunciou o sumiço das placas de inauguração de vários monumentos da cidade, dentre as quais, a do Cristo da Maceno. No lugar da placa original (de bronze, afixada por Adail Vetorazzo, em 1971), estava uma nova (de latão, colocada por Edinho Araújo, em 2003).
Na edição de hoje, o jornal reafirma que "a placa de bronze foi... encontrada amassada em uma sala da empresa pública... [EMURB - Empresa Municipal de Urbanismo], com sinais de que foi arrancada com um pé-de-cabra".
O caso motivou o vereador JoãoPaulo Rillo (PT) a apresentar projeto de lei obrigando a Prefeitura a restaurar as placas avariadas e, quando isso não for possível, providenciar um novo exemplar nos moldes originais.
A proposta de Rillo ainda responsabiliza a Prefeitura pela conservação e preservação dos - poucos - monumentos históricos da cidade (ver post de 2/2).
De acordo com o Diário de hoje, no Cristo da Maceno "foi recolocada a antiga placa de bronze" e, logo "abaixo, foi pregada a placa do prefeito Edinho Araújo (PPS), que marca a pintura da imagem em 2003".
Para tanto, a EMURB "construiu um monolito de concreto ao lado da imagem do Cristo Redentor, na Vila Maceno, para abrigar as placas comemorativas da obra" (veja a foto).
Como se nota, o governo Edinho só funciona na base da pressão. E mesmo assim, demora para assumir o erro. E quando assume, não deixa de tirar uma lasquinha.
Basta ver que a placa de Adail voltou ao Cristo Redentor; mas a da "pintura" de Edinho também...