PLACAR DA DENGUE: 161 CASOS CONFIRMADOS


Manchete de capa do Bom Dia de ontem: "Rio Preto tem oito com suspeita de dengue que mata", isto é, dengue hemorrágica.

Segundo a reportagem, os pacientes estão em internados "no Pronto-socorro Central e no Hospital de Base", "recebendo tratamento especial à base de hidratação e medicamento".

"Desde 1990, quando surgiu a doença na cidade, são, no total, cinco casos de dengue hemorrágica confirmados. Nenhum óbito", destaca a matéria.

Para o diretor de Vigilância em Saúde de Rio Preto, Eduardo Lázaro, são 4 os sintomas que caracterizam a dengue hemorrágica: "febre e confirmação do vírus, hemorragia, queda de plaquetas abaixo de 50 mil mililitros cúbicos de sangue e invasão de líquido para o abdôme, pulmão e pleura", informa o jornal.

Contudo, além das suspeitas de dengue hemorrágica, outro dado alarmante passou quase desapercido no texto do Bom Dia.

Em apenas uma semana, foram confirmados mais 66 casos da doença. Hoje, já são 161 casos positivos de dengue na cidade.

De acordo com a matéria, os "casos de dengue registrados em Rio Preto neste ano estão espalhados por todos os bairros", ainda que alguns bairros registrem "maior incidência da doença".


Dentre os bairros com maior número de casos confirmados estão o Duas Vendas, "com 25 casos positivos desde janeiro", o "Parque Industrial, com 15 vítimas e o condomínio Pousada dos Pássaros, com 8 casos confirmados".

O IBORUNA 21 e seu PLACAR DA DENGUE 2007 continuarão de olho.