"PESQUE E SOLTE EDINHO ARAÚJO"
Sob o título "Campo minado", o Diário de ontem (só para assinantes) trouxe matéria sobre os incontáveis buracos nas ruas da cidade.
"Moradores de Rio Preto não aguentam mais reclamar dos buracos da cidade; eles estão em todo lugar e colocam vida de motoristas e carros em risco", alerta o jornal.
Nesse sentido, na última quarta, o SP Record-2ª edição noticiou um fato concreto - ou a falta de concreto.
O telejornal mostrou a roda dianteira de um caminhão de Ribeirão Preto, carregado de polpa de frutas, sendo tragada pelo asflato da rua Marechal Deodoro, no Centro. Com a inclinação, o veiculo ameaçava derrubar um poste de iluminação.
Também na edição de ontem, o Bom Dia trazia a seguinte manchete: "Mesmo com atuação questionada, Guarda dobra número de multas". No total, afirma a matéria, "incluindo radares, foram aplicadas 5,3 mil multas em janeiro".
Salvo engano, o Código Brasileiro de Trânsito prevê que o dinheiro arrecado com multas seja aplicado em projetos de educação no trânsito e de prevenção à acidentes. Considerando o montante de multas aplicadas num único mês, parece lícito atestar o caráter pouco educativo de radares e guardinhas em Rio Preto.
Dado o estado lastimável de muitas ruas e avenidas da cidade, que, como disse o Diário, "colocam a vida de motoristas e carros em risco", cabe perguntar: para onde vai o dinheiro arrecadado por Edinho Aráujo (PPS) com o suor da Guarda Municipal e a lente dos radares?
Do jeito que as coisas vão, logo os jornais estamparão que um caminhão derrubou um poste ou, então, que algum motorista perdeu a vida por causa de buracos. Sem contar os prejuízos com pneus, amortecedores, eixos...
Por enquanto, ainda prevalece a sabedoria popular, que, ao se deparar com um buraco enorme, sem qualquer sinalização da Prefeitura, tem a presença de espírito de colocar uma placa no local com os dizeres: "PESQUE E SOLTE EDINHO ARÁUJO".
Viva a cultura popular!
Foto com a placa no buraco, entre as ruas ruas Chible Abrão Maluf e Joaquim Pinheiro de Castro (Ouro Verde), foi pulicada pelo Diário de ontem. Confira.
A pergunta, porém, permanece: cadê o dinhiero das multas?
Não estará no "PESQUE E SOLTE EDINHO ARAÚJO"?