ÓPERA HIP-HOP


Com a cara - e a voz - da periferia da cidade, o musical "Ópera Hip-Hop" estreou no último final de semana sob aplausos do público e da crítica.

"Nos palcos, os artistas passeiam por blocos de diferentes períodos, retratando cenas da pré-história, colonização, revolução industrial e ditadura, até chegar ao funk dos anos 1980 e à metrópole dos dias atuais". Eis o resumo da "Ópera", segundo o Bom Dia.

A rigor, o espetáculo montado pela Casa do Hip-Hop de Rio Preto propõe uma abordagem pouco habitual aos "padrões" do cenário cultural riopretense, tão acostumado à exaltação do "lirísmo estético" ou da "essência" do ser, da alma, das coisas, etc.

A "Ópera" vai na contramão de tudo isso, com um roteiro explorando a realidade, tendo a história como o ponto de partida para as inserções cênicas e musicais do grupo. Essa é a diferença: o passado não é mero "pano de fundo"; ao contrário, a história surge como personagem principal na trama, legítima portadora do discurso entoado na "Ópera".

Aliás, o discurso é a outra característica marcante do espetáculo: a história é revista e narrada pelos "de baixo". Rompendo com a convicção tradicional de que a "História" é e sempre será a "história dos vencedores", a "Ópera" refaz a itinerário da humanidade sob a "ótica dos vencidos", como se demonstrasse que os "vencidos" estão aí, insistindo em lutar e não se deixar vencer.

Contudo, é preciso saber até que ponto a "Ópera" rompe amarras:

"Segundo a coordenadora da casa e uma das diretoras do musical, Ana Paula Ribeiro, toda a estrutura montada para este evento foi cedida pela Secretaria de Cultura", diz o Bom Dia de hoje. O "evento" mencionado é a apresentação do grupo, logo mais (20h), no Parque da Cidadania.

Como se vê, o episódio sugere que a "independência" dos "vencidos" em relação aos "vencedores" não é tão sólida como se imagina...

De qualquer modo, vale a pena sim conferir a "Ópera Hip-Hop".

O grupo se apresenta "hoje, às 20h, na rua Frei Arcanjo, em frente ao número 201, no Parque da Cidadania". "Amanhã, às 21h, o grupo volta a se apresentar no cursinho Alternativo. Até a semana que vem outros dois shows devem ser confirmados", informa o Bom Dia.