"10%... É VERDADE E 90% ESPUMA"


Se já não bastasse colocar uma placa alardeando cada parafuso apertado pela Prefeitura, o prefeito Edinho Araújo (PPS) agora também usa a TV na tentativa de vender seu peixe.

Desde a semana passada, estão no ar 3 peças publicitárias pagas pela Prefeitura, sendo uma sobre o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), outra dedicada à educação e a 3ª sobre a usina de reciclagem de entulho. Veiculadas em horário nobre, as peças anunciam os 6 anos de governo Edinho como se fossem a 8ª maravilha...

De acordo com o Diário de domingo, as peças "foram criadas pela agência Preview Pesquisa Marketing de Publicidade - a mesma que produz os programas eleitorais de Edinho e com a qual a Prefeitura mantém contrato de R$ 1 milhão".

Ainda segundo o jornal, o Semae - motivo de um dos comerciais - "mantém outro contrato de R$ 600 mil com a [mesma] agência".

Como se sabe, pouco do que aparece na TV é verdadeiro e as propagandas de Edinho não fogem à regra. Tanto que não é preciso muito esforço para contestá-las, uma a uma, como mostra o Diário:

Semae - "Para minimizar o desgaste que tem sofrido com o valor da tarifa de água - que já sofreu dois reajustes somente no segundo mandato de Edinho - o Semae a compara com valores cobrados pela Sabesp... A propaganda joga ainda a responsabilidade da taxa elevada ao consumidor, dizendo que 'é só não desperdiçar que a conta fica do tamanho do seu bolso'".

Educação - "A outra propaganda, sobre a educação, começa com música fúnebre e imagens em preto e branco de escolas e equipamentos educacionais sucateados... Depois, com música alegre e imagens coloridas, um garotinho diz: 'Veja como hoje a realidade é bem diferente' e mostra escolas novas e crianças comendo merenda 'balanceada'".

E, salvo engano, pais tiveram de recorrer à justiça para garantir aos filhos vaga na rede municipal de educação (ver post de 29/3).

Usina de reciclagem de entulho - "O vídeo diz que até 2000 restos de construção eram jogados em diversos pontos da cidade e que 'hoje' a usina recupera o material para novos fins, como recapeamento de ruas. A usina foi inaugurada por Edinho [apenas] em setembro de 2005. Procurado, o prefeito não quis comentar o assunto".

Como disse o velho sábio "Portugueis", "10% da propaganda feita por Edinho é verdade e 90% espuma"...

E não é que é mesmo!