DENGUE: MUITA PIROTECNIA E POUCA EFICIÊNCIA


A secretaria de Saúde atualizou os números da dengue em Rio Preto.

De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado ontem, agora são 950 casos confirmados da doença na cidade, conforme matéria do
Bom Dia de hoje.

Segundo o jornal, os números aproximam "
ainda mais a cidade de uma epidemia, que será consumada quando o número de casos ultrapassar os 1.100 registros positivos".

No entanto, o Bom Dia enfatiza a versão do secretário de Saúde de "
que as ações de combate ao mosquito não foram paralisadas. 'Nunca paramos de atacar o mosquito. Continuam sendo feitas limpezas, eliminação de criadouros e campanhas educativas', diz Arnaldo Almendros".

Bom. Basta uma rápida volta pela cidade - e não apenas pelas avenidas centrais e alamedas arborizadas rumo ao shopping - para se constatar o contrário.

Na BR-153, por exemplo, há tempos que o mato encobriu as - poucas - placas de sinalização, principalmente na alça de acesso ao "Parque da Represa". Logo, qualquer lata de refrigente ou cerveja, copo ou saco plástico jogados ali jamais serão capturados pela Prefeitura. Depois do último jogo no Teixeirão, quantos copos e latas não haverão lá?

Ultimamente, aliás, a Prefeitura não tem demonstrado capacidade - ou vontade - de retirar sequer pessoas de buracos, pontes e viadutos da cidade. Pneus, garrafas, latas, então, nem pensar.

Vale dizer também que o IBORUNA21 já comentou sobre os termos restritivos e insuficientes das tais "campanhas educativas", mencionadas por Almendros, tomando por base uma atividade realizada no SESC (
ver post de 26/2).

Portanto, é forçoso reconhecer que, até o momento, os esforços da Prefeitura no combate à dengue são precários face a realidade da cidade.


Em resumo, muita pirotecnia e pouca eficiência.

Em tempo - A "
guerra" entre a Prefeitura e o Estado já acabou. Nas palavras do Bom Dia, o "município, que tem gestão plena, resistiu. A diretora do Centro de Vigilância Sanitária do Estado, Maria Cristina Megid, esteve na cidade, suspendeu as ações. O Estado também fez representação no Ministério Público, que foi indeferida". E assim, o Bem venceu o Mal (conforme o combinado)... Vale a pena conferir a charge do Bom Dia (28/3).