UNORP CALA RIO PRETO NEWS
De acordo com o comunicado publicado em sua página, a equipe do Rio Preto News foi impedida de acessar seu banco de dados para a migração de provedor. O serviço de internet da UNORP é o atual provedor do jornal.
É verdade que o Rio Preto News peca por seu excessivo apelo comercial, aliás, o jornal não é o único... Contudo, cumpre reconhecer a função jornalística desempenhada pelo Rio Preto News, inclusive, por permitir ao internauta o acesso gratuíto às matérias veiculadas pelo jornal.
Portanto, se confirmada, a atitude da UNORP é digna de repúdio.
Primeiro, por impedir o Rio Preto News acessar livremente seu banco de dados. Isto, independente de quaisquer pendências financeiras, eventualmente sustentadas pelas partes. Liberdade de acesso à informação não deve ser nunca suprimida por qualquer protesto junto ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Depois, pelo viés autoritário contido no gesto. Por que não deixar a turma do Rio Preto News mudar de provedor e, ainda assim, cobrá-la judicialmente ou seja lá o que for? Por que, UNORP?
Por fim, por se tratar - sobretudo - de uma instituição de ensino, a atitude da UNORP expõe em tons gritantes a mentalidade empresarial tacanha dominante nas instituições de ensino superior, salvo raras exceções.
Que fique aqui registrado o protesto indignado à UNORP e a solidariedade sincera do IBORUNA21 à equipe do Rio Preto News.
Salve a liberdade - inclusive, a de expressão!