SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 1852-1894 - ROTEIRO HISTÓRICO DO DISTRITO


O vereador petista João Paulo Rillo e o secretário de formação política do PT-Rio Preto, Júlio César Ladeia, estiveram ontem na redação do IBORUNA21. Na breve visita, os petistas trouxeram mais uma importante contribuição ao acervo do blog.

Trata-se da obra de Agostinho Brandi, São José do Rio Preto 1852-1894 - Roteiro Histórico do Distrito: contribuição para o conhecimento de suas raízes, editada em 2002, nas comemorações do Seisquicentenário de Fundação de Rio Preto.

As 570 páginas do livro são resultado de 11 anos de pesquisas, que incluíram "mais de 60 (sessenta) viagens" às cidades de "Araraquara, Jaboticabal, São Paulo, Casa Branca, Rio Claro, Rio de Janeiro e Mogi-Mirim". Ao final, nas palavras de Brandi, "conseguimos localizar e resgatar mais de 1.000 (mil) registros inéditos da historiografia rio-pretense do Século XIX".

Apenas por este fato, a coletânea de Agostinho Brandi já deveria ser reconhecida como de inestimável valor histórico, como uma grande contribuição à "historiografia rio-pretense do século XIX" e aos historiadores do 21.

Não obstante, o Roteiro Histórico do Distrito ainda permite elucidar uma série de questões, desde sempre encobertas pelo "manto da incerteza":

Na imensa região do Noroeste paulista, houve posse de semarias por parte dos pioneiros? Por que foi contestadoo documento de doação do Patrimônio de São José?... E sobre a origem e intensidade da escravidão negra? Qual a população local, de acordo com o primeiro recenseamento brasileiro de 1872?... Na Guerra do Paraguai, participaram soldados rio-pretenses? Houve aqui alguma mobilização para esse conflito? Quando foi instituída e começou a funcionar a primeira unidade escolar?... Quando começaram a chegar os primeiros imigrantes?... (Prefácio, p. 13-15).

Portanto, resta somente agradecer ao professor Brandi. Primeiro, pela obra; depois - e especialmente -, pela gentil dedicatória na contra-capa:

Ao prezado professor Clayton
Com minha saudação e mensagem de apreço. Que este volume seja-lhe útil em suas pesquisas. Cordialmente.
SJRP 06-02-2007
Agostinho Brandi


Aos petistas João Paulo Rillo e Júlio César Ladeia, fica aqui o registro desta importante doação ao acervo do IBORUNA21, bem como fica estampada a mais sincera gratidão deste editor.


Obrigado!

Em tempo: Ontem, 10 de fevereiro, o Partido dos Trabalhadores completou oficialmente 27 anos de história. Em Rio Preto, não houve bolo nem festa...