QUANDO O GANGA VOLTAR DE FÉRIAS...


Reportagem publicada no Diário (só para assinantes) denunciou o total desprezo de Edinho Araújo com a história local. A edição do último domingo trouxe o exemplo do Comdephact (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico), inativo desde 2005.

De acordo com a matéria, o Comdephact "está desativado aguardando a boa vontade do prefeito Edinho Araújo (PPS) em nomear os integrantes. Com isso", continua o texto, o alcaíde "está descumprindo uma lei que ele mesmo assinou... em 2005".

O Comdephact é um órgão consultivo do Executivo, composto por 13 representantes de entidades da sociedade civil organizada e do poder público (confira a relação de integrantes do Comdephact logo abaixo).

Em tese, o conselho responde pela "identificação, preservação, proteção, conservação e desfesa do patrimônio cultural do município". Na prática, o Comdephact deve atuar na "preservação de bens culturais do município e definir quais serão tombados como patrimônio histórico".

Nas palavras de Agostinho Brandi, historiador, ex-presidente do Comdephact (2004/05), "Rio Preto nunca teve preocupação com o seu patrimônio histórico. O conselho deve atuar para mudar essa realidade".

De fato, atualmente apenas o prédio da Swift está em fase de tombamento, segundo os critérios do Condephaat (Conselho de Defesa de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) do estado de São Paulo.

Por outro lado, como o Comdephact também não dispõe de sede, muitos documentos históricos são guardados na casa de Brandi, atual coordenador do Arquivo Municipal.

Logo, "a reativação imediata do Comdephact é reivindicada por documentaristas, historiadores e pessoas que se precoupam com a memória de Rio Preto", como diz o jornal.

Contudo, o assessor da Prefeitura, Luis Fernando China, "afirmou que o prefeito não comentaria o assunto. Disse apenas que a intenção de [Edinho era] restabalecer o Comdephact logo após o secretário de Cultura, Pedro Ganga, retornar de férias", conclui a materia.


Pode?

INTEGRANTES DO COMDEPHACT

> Fórum das Associações de Bairro;
> Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPERP);
> Insituto Histórico e Geográfico de Rio Preto;
> Conselho Municipal da Comunidade Negra;
> Universidade Estadual Paulista (UNESP);
> Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);
> Associação Comercial e Industrial (ACIRP);
> Associação Riopretense de Escritores (ARPE);
> Conselho de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA);
> Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB);
> Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP);
> Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Rio Preto.


Fonte: Diário da Região (28/01/2007, p. 4A)