QUEM GANHA COM ISSO?


O Diário de ontem publicou que os vereadores de Rio Preto devem "votar nas próximas sessões o projeto de lei complementar 8/2006, de autoria do Executivo, que inclui no perímetro urbano da cidade uma área de 38,61 alqueires localizada na divisa com Bady Bassitt".

Segundo o jornal, a área, "de propriedade da Praterra Agropecuária, será agregada a outra de 17,69 alqueires - já incluída no perímetro urbano em 2004 -, destinada à construção de um condomínio fechado com campo de golfe". A matéria apurou que o "investimento estimado é de R$ 15 milhões".


As dimensões (38,61 alqueires) e o montante (R$ 15 milhões) são impressioantes.

Pois bem. O projeto é de autoria do Executivo - leia-se edinho Araújo (PPS) -, logo, caberia indagar quais seriam os interesses públicos envolvidos nessa matéria. Quem ganha com isso?

É bem provável que os argumentos utilizados pela Prefeitura justifiquem a ação anunciando todos os benefícios e beneficiados pelo empreendimento. Os empregos diretos e indiretos que serão gerados com a criação de um hipotético pólo turístico, de alto nível (?!), a partir de "campo de golfe profissional, único em toda a região noroeste do Estado de São Paulo". Portanto, a cidade - e "toda região noroeste" - ganha com isso

Como se nota, esse discurso é fácil e bastante sedutor. Afinal, pretensamente cosmopolita e nitidamente vaidosa, Rio Preto desfrutaria de prestígio junto à alta roda (?!).

E mesmo o Diário, cuja matéria tem ares de denúncia, se deixa envolver e lembra, como se também justificasse o esforço da Prefeitura: "Mundialmente o campo de golfe também é utilizado por grandes empresários para realização de acordos comerciais e definições de negócios importantes".

Contudo, o mesmo jornal relaciona aqueles que realmente ganham com isso: J. Hawilla, Praterra, Flagro Empreendimentos e Participações, Anfab Empreendimentos, Cipasa Desenvolvimento Urbano, Verdade Empreendimentos Imobiliários, e por aí vai.

Detalhe: J.Hawilla é proprietário do Bom Dia, principal concorrente do Diário. Talvez por isso a reportagem de ontem oscile tanto entre denúncia e anúncio

> Clique aqui e veja a extensão a área que Edinho quer passar para o perímetro urbano, a pedido de J.Hawilla.