DENGUE: EPIDEMIA E MENTIRAS
O avanço dos casos de dengue em Rio Preto já autoriza falar em uma epidemia da doença na cidade.
De acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto Adolfo Lutz, hoje o município registra 701 casos confirmados. Porém, o governo Edinho Araújo (PPS) "reconhece", apenas, 457 ocorrências.
Duas observações.
O número admitido pela Prefeitura é praticamente o mesmo estimado pelo secretário municipal da Saúde, Arnaldo Almendros, há exatos 15 dias (ver post de 13/3 e 2/3).
Ou seja, a matemática de Edinho opta por demonstar um aparente controle da situação, mantendo congelado o número de casos confirmados da doença em Rio Preto.
É mentira!
Na verdade, a cidade vive nova epidema de dengue. Os dados do Instituto Adolfo Lutz apenas confirmam o que, de resto, a população já sabia: a ineficácia do poder público no combate à doença e o surgimento sem freios de novos casos.
E mais uma vez na gestão de Edinho Araújo, a situação beira o total descontrole.
A segunda observação diz respeito à discrepância na cobertura do fato, quando se compara os comportamentos dos 2 principais jornais de Rio Preto.
Desde a declaração de Almendros e a divulgação dos "números oficiais"(248), em 1/3, o Bom Dia não publicou mais qualquer dado da doença na cidade. Ao contrário, o jornal trouxe matérias exaltando as - parcas e insuficientes - medidas da Prefeitura no combate e prevenção da dengue.
Um bom exemplo do comportamento generoso do Bom Dia, em relação à Edinho, pode ser conferido na edição de hoje. Nela, o jornal reconhece a epidemia de dengue em "5 cidades da região de Rio Preto" e anuncia: "Dengue avança e governo do Estado anuncia 'força-tarefa'".
Quer dizer, então, que o avanço da dengue é um problema regional, do "governo do Estado" (sic), e que Rio Preto e Edinho não têm nada haver com isso?
Mas o Bom Dia vai além e anuncia, como se fosse a 8ª maravilha, que "a rede pública de saúde de Rio Preto iniciou o uso do complexo homeopático de combate aos efeitos da dengue, desenvolvido pelo médico Renan Marinho, da Famerp".
E mais. A matéria afirma, categoricamente, que o "complexo homeopático de combate aos sintomas da Dengue está disponível, gratuitamente, em todas as unidades de saúde de Rio Preto".
É mentira!
"Falta complexo homeopático em UBSs", diz a manchete do Diário de hoje.
A reportagem do jornal constatou que faltam "doses do complexo homeopático contra a dengue para assintomáticos (pessoas que não apresentam o sintoma da doença)" nas unidades dos "bairros Renascer, Rio Preto I, São Deocleciano, Maria Lúcia, Anchieta, Cidade Jardim e do distrito de Talhado"
Como de praxe, a "Prefeitura nega a falta do medicamento em qualquer UBS". Para Edinho e sua trupe, está tudo sob controle.
Contudo, para o Diário não resta dúvida: "Em Rio Preto, os casos confirmados de dengue chegaram a 701, de acordo com dados do Instituto Adolfo Lutz. Apesar disso, os número divulgados pela Prefeitura falam em apenas 457 pessoas infectadas".
É verdade!
Aos incautos, pórém, fica as seguintes opções: acreditar na matemática de Edinho ou na generosidade do Bom Dia...