CATRACAS E DOAÇÃO


Hoje, a sessão da Câmara Municipal traz 2 temas interessantes (confira a Ordem do Dia na íntegra).

O primeiro se refere ao projeto de lei do vereador João Paulo Rillo (PT), que proíbe o recebimento de passagens pelos motoristas de ônibus.

Como se sabe, a Circular Santa Luzia - eterna concessionária das principais linhas da cidade - implantou o sistema de catracas eletrônicas.

Além da demissão em massa de cobradores, outro prejuízo do sistema é que a catraca só pode ser considerada eletrônica quando o usuário já possui o cartão. Caso contrário, o motorista fica obrigado a efetuar a cobrança pela passagem.

Numa palavra, a Circular criou um nova categoria profissional, o motorista-cobrador. E numa paulada só, a concessionária reduz seus custos com base na demissão de cobradores e na exploração dos motoristas, que, agora, trabalham dobrado e continuam recebendo apenas 1 salário.

Ao que parece, o projeto de Rillo procura defender trabalhadores e usuários do transporte público coletivo de Rio Preto.

È imprescindível à permanência do cobrador no veículo para que o motorista não desvie a atenção do transito enquanto faz o recebimento da passagem. Com a aprovação desta lei podemos garantir a segurança no transito e também dos passageiros", justifca João Paulo Rillo.

Ocorre que, tradicionalmente, os nobres edis se deixam levar pelos argumentos da Circular. Coincidência ou não, a concessionária é uma das maiores patrocionadoras das campanhas eleitorais na cidade...

O segundo destaque é um projeto do executivo que chama a atenção por 2 motivos: 1) porque "prevê a doação de uma área no Jardim Planalto como forma de pagamento a FANATA – Empreendimentos Imobiliários Ltda"; 2) porque foi enviado "a Câmara na manhã desta segunda-feira (26/03)", para "ser votado em regime de Urgência Especial".

O regime de "Urgência Especial" permite que o projeto, mesmo enviado ontem, esteja na pauta da Sessão Ordinária de hoje.

Ora, qualquer projeto que "prevê a doação de uma área" do município deveria dispor de tempo hábil para análise, visando promover julgamentos mais balizados dos vereadores.

Projeto de doação, da noite para o dia...

Estranho, não?

A sessão começa às 18h30, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, Canal 4.

Com informações da Câmara Municipal.